quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Textos para trabalho e prova de Fisiologia

Bom dia, queridos alunos! Abaixo os links dos textos para o trabalho. Leiam. As questões envio hj a noite com a prova. Boa leitura! Dúvidas devem ser retiradas po email ou MSN e comentários são bem vindos. Abraços!


O relaxamento respiratório no manejo do craving e dos sintomas de ansiedade em dependentes de crack


 
 
Prevalência da intolerância à lactose em função da faixa etária e do sexo.

8 comentários:

  1. No site: https://www.fca.unicamp.br/index.php/the-news?start=25 há referência a um artigo da Prof.ª Dr.ª Adriane Antunes que escreveu o livro com o título Leite para Adultos – mitos e fatos frente à ciência. Interessante dar uma olhada.

    Abdon Machado.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O texto sobre o relaxamento respiratório é muito importante para revisar a importância da respiração. A dependência química, no momento do craving, envolve a busca de controle da ansiedade. A respiração por produzir esse relaxamento se torna uma importantíssima manobra terapêutica para a adicção que é uma doença sem dúvida muito complexa.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. achei o artigo sobre o yoga muito estranho,parece que o autor não sabe nem um pouco sobre as normas a ABNT, a linguagem utilizada não é adequada(ele muitas vezes narra em 1° pessoa, lembra uma reportagem),não deixa claro o método de pequisa e também as conclusões que ele tira no final são altamente tendenciosas(do tipo "pela amor de deus...pratiquem yoga"), eu acho que intenções dele em fazer o artigo foram boas sabe, mas ele não foi feliz em faze-la, temos que ler todos os tipos de pesquisa,para apurar nosso censo crítico e também ver que tipos de pesquisas estão sendo realizadas...

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante a iniciativa da autora do artigo sobre o efeito do yoga sobre a ansiedade em utilizar desse artificio para melhorar a qualidade de vida, aumentando o rendimento dos estudantes e dos professores. Além de não parecer muito cientifico como o Alan mencionou a cima, já é alguma coisa para nos indicar que esquecemos de respirar de forma adequada por não vermos a real importância que a respiração tem sobre o nossa vida, que não é somente se alimentar bem e tomar aquele 2 litros de água recomendados, mas também respirarmos de modo adequado. Uma respiração adequada nos traz vitalidade, bem estar, qualidade de vida entre outros benefícios que não sei se cientificamente já são comprovados mas que a cultura oriental como a ayurveda e a chinesa já comprovam a milhares de anos.

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante da ideia de fazer um artigo relacionado a yoga e respiracao, e apesar do artigo nao utilizar um devidoo metodo para responder as perguntas feitas no inicio e alcancar seu objetivo, acredito que este artigo traz uma nova visao de linhas de pesquisa e colocou coisas essenciais, que trazem as pessoas a reflexao, como por exemplo o fato de nao termos aprendido a respirar desde pequenos influencia totalmente no modo como vivemos, e fazendo o link com a disciplina de fisiologia, boa parte da energia que obtemos no corpo provem de uma boa respiracao e se isso nao acontece o corpo ira encontrar outras formas de obter energia, e mesmo assim o individuo podera apresentar diversas patologias decorrentes de uma respiracao deficiente, portanto agradeco a professora por indicar-nos esse artigo, pois pelo menos para mim enfatizou bastante o quanto eh essencial saber respirar.

    ResponderExcluir
  8. O artigo que trata da constipacao eh uma otima base para fazermos novas pesquisas em outros municipios, ja que ele proprio menciona a falta de estudos nesta area, que eh tao importante ser estudada, devido ao numero de individuos com esta patologia.

    ResponderExcluir