Pular para o conteúdo principal

Textos para ultima prova de fisiologia 2010B

A Influência da Respiração nas Análises de Variabilidade da Freqüência Cardíaca

O mecanismo de ação dos diuréticos

Leiam e se divirtam!!!!

Estamos quase lá!

Comentários

  1. Ola Ingrid,
    achei o artigo interessante por trazer a tecnica de relaxamento com respiracao controlada, e senti a falta de um relato mais detalhado sobre a tecnica utilizada, os comandos de relaxamento, pois dependendo da tecnica a frequencia respiratoria da voluntaria pode inclusive acelerar caso a pessoa nao esteja acostumada a fazer relaxamento, por ser uma nova situacao, o que poderia trazer menos rigor para a pesquisa.
    Beijos,
    Clarissa Caterina Chamette

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Clarissa, preciso fazer contato contigo (sobre crédito de FINSOCIAL a ser pago a F. Work Moda Ltda ME). Passei e-mail para a sua mãe no "ka...@uol", mas não obtive resposta (penso que ela não mais o utilize).

      Excluir
  2. Quanto ao artigo dos diureticos achei bastante detalhado, e possibilitou maior entendimento de como agem os diureticos. Assim a importancia de sabermos em que parte do nefron agem os diureticos utilizados na naturologia, para que nao causem outros problemas, como hipopotassemia.

    ResponderExcluir
  3. O texto sobre o mecanismo de ação dos diuréticos contém informações muito importantes para nós, futuros profissionais da área da saúde. Os autores nos mostram a diferença na potência do efeito diurético e efeitos colaterais de acordo com o segmento do néfron em que atuam. Por serem drogas muito utilizadas e muitas vezes até sem prescrição médica, é muito importante que conheçamos as indicações e efeitos colaterais, além da interação com outros medicamentos alopáticos ou fitoterápicos.
    O assunto me despertou curiosidade e agora quero buscar informações também sobre o efeito dos diuréticos fitoterápicos e seus efeitos colaterais. Acho este um assunto bastante importante para a naturologia.
    Ednéia

    ResponderExcluir
  4. achei interessante o comentário da Clarissa, não tinha parado para pensar que se uma pessoa vai fazer o controle da respiração e seu corpo não esta adaptado a isso, pode realmente ocorre o aumento da FC... Também achei que é necessário maiores detalhes dos procedimentos e dos participantes da pesquisa. Acho que esse tema precisa ser melhor elucidado, com mais pesquisas, já que a respiração é um processo que não damos tanta atenção mas é de extrema importância para a manutenção do nosso equilíbrio. O texto de diuréticos é de igual importância, já que a população faz amplamente uso deles, e será algo bem próximo dos profissionais naturólogo. É bem eficiente e didático ao explicar os mecanismo dos diuréticos e a consequência de cada um deles.
    Bruno

    ResponderExcluir
  5. Oi Ingrid!!!
    Gostei muito do texto do mecanismo de ação dos diuréticos. é, com certeza, de tremenda importância para nós futuros naturólogos para poder, principalmente ter o conhecimento sobre os medicamentos que nossos interagentes tomam e quais os efeitos colaterais que podem ocorrer.
    Uma coisa que gostaria de ter mais conhecimento, que seria de profunda importância para nós, é saber sobre o mecanismo de ação de plantas medicinais diuréticas.
    Já o artigo sobre a técnica de relaxamento com respiração, além do assunto ser muito interessante, achei que tem pouca informação, muito técnico em relação ao estudo propriamente dito.
    Obrigada pelas informações,
    Joana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gestação consciente - Eleanor Luzes

Caros alunos da Embriologia! Gostaria de divulgar a vocês, principalmente ao pessoal da Psicologia o link abaixo. O texto em pdf pode ser baixado. Trata-se de um dos capítulos da tese de doutorado de  Eleanor Madruga Luzes.  Capítulo II - Gestação consciente. (http://media.wix.com/ugd/e5bd94_feb92b33bf4df4c2438aa7d0ca48ca74.pdf) Eleanor é médica, psiquiatra, analista junguiana há 31 anos, trabalhou durante três anos em obstetrícia, foi professora primária.Tem mestrado em Psicologia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é doutora pelo Instituto de Psicologia da mesma universidade, com a tese de doutorado sobre a “Necessidade do Ensino da Ciência do Início da Vida” nas escolas do segundo e terceiro graus. Sua história e o restante da tese estão disponíveis no site abaixo. / http://www.cienciadoiniciodavida.org/

O Renascimento do Parto 2 - PROMOCIONAL com parto pélvico - 2016

As primeiras palavras são fortes e esclarecedoras. As cenas falam por si! Lindíssimo!!! Emocionante! Cenas de parto!

Criar embrião único é melhor estratégia para tratamento de infertilidade

O resultado de um estudo finlandês que avaliou os aspectos econômicos e de saúde dos diversos métodos de fertilização se propõe a esclarecer uma questão. Seria mais eficiente implantar vários embriões ou somente um quando se faz o tratamento de fertilização? Segundo os cientistas que publicam um artigo na revista "Human Reproduction" desta quarta (25), com os embriões únicos implantados a taxa de sucesso é superior à implantação de dois embriões em mulheres com menos de 40 anos. Alem do aspecto do sucesso das gestações o custo do procedimento é 5% mais baixo, resultando em 20 mil euros por bebê, nascido após 37 semanas, menos do que a implantação dupla. O estudo acompanhou durante mais de 10 anos o trabalho do instituto de fertilização da Universidade de Oulu, na Finlândia. Entre 1995 e 2004 foram tratadas mais de 1.500 mulheres com menos de 40 anos. O avanço das técnicas de fertilização permitiu que muitas mulheres consigam realizar o sonho da gestação. Ao mesmo tempo as ges